• Marvin Pereira

Conheça um pouco do Projeto Sonhadoras


Foto: Débora Raquel

O Projeto Sonhadoras apresenta a trajetória artístico cultural das MC’s Jayne e Tainá, jovens mulheres que tem se destacado na cena musical de Cachoeira. Os clipes Mina Favelada, música de autoria de MC Jayne, e O Tombo é Certo, composição de MC Tainá, terão seus clipes lançados simultaneamente no próximo dia 03 de dezembro de 2017 na quadra de esportes do bairro Três Riachos em Cachoeira/BA e na internet.


Jovens mulheres cachoeiranas unidas por um sonho: contar suas experiências através do Rap. MC Jaine e MC Tainá, as sonhadoras, se conheceram ainda na infância e entre as diversas voltas da vida acabaram se reencontrando através da música. Cada uma com caneta e papel na mão colocaram em forma de rima suas vivências pelo dia a dia na cidade. No reencontro, o Rap se fortaleceu como instrumento de expressão de sua arte. A cada verso entoado, as MC’s intensificam a potência que a música pode ter como arma de uma juventude marginalizada.


MC Jayne


Foto: Débora Raquel

Nascida em Cachoeira/BA, MC Jayne de  21 anos é rapper, dançarina, cantora e compositora. Com 12 anos, em brincadeiras com os irmãos no quintal da casa da avó, começou a fazer suas primeiras rimas. E assim foi até fechar a sua primeira composição profissional, Mina Favelada.

Mina Favelada é um retrato em vias de rima da realidade da quebrada da MC, moradora dos Três Riachos, periferia de Cachoeira. Tomando como experiência a vivência de várias mulheres negras ao seu redor, a MC traz a luta das mulheres frente a desigualdade social, a violência, o sexismo e o machismo e arremata: a guerra do dia a dia determina o ser Mina Favelada. 

Integrante d'Az Piveta das Áreas, a jovem mulher negra encontrou no rap e no poder do mic, a possibilidade de questionar sua realidade em composições que a colocam como uma das principais referências em ascensão do rap baiano da atualidade. 


MC Tainá



Foto: Eduarda Gama

Filha da ousadia. MC Tainá tem 21 anos e uma trajetória que dá fácil uma letra de rap. Nascida em Cachoeira/BA, cresceu na linha de encontro entre os bairros do Cucuí e do Curiaxito, periferia da cidade. Começou a escrever aos 12 anos, como uma forma de reagir à violência física cometida pelo pai contra ela e a mãe, até ele abandonar a família. No caderno, os desabafos em tom de prece saíam em forma de rima. Aos 13, sua primeira letra de rap estava pronta. Junto com MC Jayne, MC Tainá forma a dupla Az Piveta das Áreas desde 2016.


O Tombo é Certo é sua primeira composição profissionalmente gravada em estúdio. Composta quando a MC tinha 19 anos, a música retrata o dia a dia da quebrada e passa a visão para os menor dos riscos que a vida do crime pode trazer.


No dia 03 de dezembro, será dado um grande passo em direção ao maior objetivo dessas grandes e talentosas artistas. O lançamento dos clipes ‘Mina favelada’ e ‘O tombo é certo’ realizado na quadra do bairro Três Riachos, em Cachoeira/BA irá contar com a participação das divas do Rap cachoeirano, mulheres que vem lutando para fortalecer a cena musical feminina no interior da Bahia e em todo o país.


Fruto da união das artistas com o coletivo de jovens profissionais, estudantes, comunicadorxs populares, moradorxs de Cachoeira e região do Recôncavo, a SacaCidade Assessoria Popular surge como uma iniciativa independente que entende a soma das potências culturais e humanas como instrumentos de fomento de diferentes processos de transformação social por meio de uma comunicação libertária. O trabalho de assessoria de comunicação a grupos culturais e artistas populares locais tem como objetivo fortalecer a produção artística e cultural por intermédio de ações de comunicação popular.
Parte da Equipe da SacaCidade Assessoria Popular

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo